quinta-feira, 8 de julho de 2010

SOLTEIROS FELIZES

Assim como as famílias de hoje, as famílias da Bíblia também tinham a sua dinâmica, seus erros e acertos e suas neuroses. Umas eram bem-estruturadas, dentro de uma visão emocional e espiritual, outras eram totalmente disfuncionais. Umas cumpriam a missão dada por Deus, outras deixavam a desejar. Umas eram só de solteiros e outras de casados.

Paulo declara em Hb 13.4 que o casamento é “digno de honra” e os que se casam não “pecam”
(I Cor. 7:28), mas também refere ao estado de solteiro como sendo um dom (I Cor. 7:7). ”Digo também aos solteiros e às viúvas que lhes é bom se ficarem como eu” (I Cor. 7:8, 26, 28). Quero me referir nesta mensagem a respeito de três pessoas que, por serem solteiras, não deixavam de ser uma família. Essa família, sem dúvida, era uma família simpática e feliz. Simpática porque seus membros eram amorosos, receptivos e gentis, feliz porque tinham um amigo “solteiro” que era especial. Estou me referindo à família de Marta, Maria e Lázaro.

Desses três irmãos podemos extrair lições importantes para hoje. A primeira delas é em relação ao próprio conceito de “família”. Pois não podemos associar o conceito “família” somente quando há a presença de filhos. Precisamos quebrar o paradigma de que modelo de família necessariamente tem que ter filhos. Precisamos ampliar nossa visão do que é uma família. Quantos em nossas igrejas, por passarem pelo divórcio ou porque não se casaram, sentem-se como não sendo família? Isso mexe com a auto-estima dos solteiros. Muitos solteiros nas igrejas se setem infelizes por pensarem que só serão felizes quando se casarem. Esse tipo de pensamento pode levar a uma escolha precipitada do cônjuge e consequentemente a um casamento fracassado.

Meu amado irmão(a), a felicidade pessoal independe do estado civil que você se encontra. Jesus amou profundamente todas as famílias com quem conviveu enquanto esteve neste mundo. Ele te ama também e quer te proporcionar a felicidade, independente do seu estado civil. Uma vez que você aceitou Jesus em em sua vida, Ele quer fazer morada em sua casa. Imagino que Jesus, ao chegar em Betânia, já sabia que tinha um lugar para repousar. A Bíblia conta que Jesus tinha intimidade com aqueles irmãos (Lc 10.41), que, quando Ele chegava na casa daqueles amigos, se sentia em casa, pois seus amigos davam-lhe o melhor aposento, a melhor refeição, e acima de tudo era adorado (Lc 10.38-42). Jesus se utilizou várias vezes dessa família para servir de apoio ao seu ministério. Assim como contou com aqueles dispostos solteiros de Betânia, Deus também quer contar com você que está solteiro ou viúvo para cumprir a Sua missão neste mundo. Marta e Maria eram crentes fiéis, ambas amavam Jesus com muita intensidade. Leia as declarações de fé de Marta e Maria registradas em (João 11.1-44).
Meu querido, sinta-se membro, conectado, ligado como família. Procure realizar-se como solteiro.
Esses três irmãos foram bênçãos no Ministério de Jesus, pois eram amados por Ele, independente de suas diferenças pessoais. Saiba que você também é amado por Ele e pelas pessoas do seu convívio. Não associe felicidade a um casamento, se você ainda não se casou ou se está na condição de solteiro porque ficou viúvo(a), ou se divorciou, procure maneiras de se sentir bem assim, faça amizades com quem gosta de ser solteiro, procure fazer amigos em sua igreja, no seu trabalho e na sua cidade, amizades sadias nos ajudam a enriquecermos como pessoas. Busque diversão com os amigos.
Uma questão fundamental no meio cristão é manter-se puro sexualmente. Não se sinta constrangido com a afirmação secular de que o sexo fora do casamento é normal, que dá prazer à vida. Não, o sexo fora do casamento é prostituição e Deus condena essa prática. (1Co 6.18). O certo é envolver-se na obra de Deus. No Reino de Deus existem trabalhos que só solteiro pode fazer. Procure ser voluntário nas instituições da sua cidade. Amado(a), louve a Deus pelo seu estado civil, aproveito esse privilégio e se envolva, ofereça seus dons como voluntário nas instituições, nas ONGS, nas Creches, enfim, existem várias maneiras de se envolver na obra de Deus como solteiro. Hoje em dia existem Grupos de Solteiros onde há atividades voltada para solteiros, viúvos e divorciados. Procure um local mais perto e se envolva nas atividades. Não permita que coloquem rótulos em você tipo “encalhado”, “solteirão(a), etc. Siga o exemplo de Jesus, Paulo, Marta, Maria e Lázaro que foram solteiros, mas eram felizes, pois preenchiam suas vidas com amizades e ensinamento. Paulo teve muitos amigos, a prova disso estão nas cartas que ele escrvia aos amigos, Timóteo, Filemom, aos amigos em Filipo, enfim, Paulo saudava a muitos irmãos, os quais ele considerava amigos íntimos. O fato de você ser feliz ou não não depende de ninguém e sim de você mesmo. Vá em frente e seja feliz! Deus o(a) abençoe.
Zélia VenturaC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário